ano XII | nº 110 | fev 2012 | Publicação gratuita para assinantes do eUpdate e do PSE Data Access América Latina

Neste mês de março, a Data Access Latin America preparou uma SUPER-PROMOÇÃO para que você tenha à disposição dos seus negócios uma poderosa ferramenta para manter informações atualizadas no seu site, montar sua loja virtual e marcar definitivamente seu espaço na web!
Esta é sua chance de adquirir o ELECTOS Content Management System - sistema de gerenciamento de conteúdo web - com um super desconto, ou ainda adquiri-lo com desconto maior + parcelamento em até 12 vezes sem juros + um ano de suporte técnico - plano promocional Self Service*! Veja as opções escolha e faça seu pedido:

Ligue para (11) 3262-2000 ou escrever para comercial@DataAccess.com.br e solicite mais informações ou faça seu pedido.
APROVEITE ESTA OPORTUNIDADE INCRÍVEL válida somente até 30 de março de 2012.
* Este pacote só é comercializado em caráter promocional, e dá acesso à revista 4dev (trimestral),
ao boletim eletrônico 4dev (bimestral) e 15 acessos ao conteúdo restrito do site/mês.
Visual Data Pump é uma nova ferramenta da Data Access Worldwide que torna fácil agendar a exportação de dados de um banco de dados DataFlex embedded para uma base MS SQL Server (incluindo a Express Edition).
Com o Visual Data Pump instalado no mesmo ambiente que o banco de dados MS SQL Server, você pode agendar conversões recorrentes automáticas de dados DataFlex para uma base SQL Server para ser executada a cada hora, noite, semana ou quando você precisar!
A despeito dos muitos benefícios do banco de dados DataFlex embedded, ele necessita dos métodos de acesso padrão como ODBC que muitas ferramentas exigem. Frequentemente desenvolvedores VDF tem a necessidade de criar aplicações especiais ou soluções alternativas para realizar tarefas comuns como conexão aos produtos MS Office, ferramentas de Business Intelligence, geradores de relatórios, etc.
Ao exportar dados da base de dados DataFlex embedded para o Microsoft SQL Server, o Visual Data Pump torna os dados DataFlex nativos mais disponívies para uso em outras ferramentas. Este processo também aproveita a melhor performance que o SQL Server oferece para grandes data sets e requisições de relatórios mais complexos. O Microsoft SQL Server Express pode ser baixado gratuitamente e oferece capacidades suficientes para uso na maioria das situações encaradas pelos desenvolvedores. A versão comercial completa do Microsoft SQL Server também é totalmente suportada.
Usado em combinação com Dynamic AI for Business Intelligence, o Visual Data Pump pode abrir todo um novo mundo de informações extraídas com BI, consultando e analisando dados rapidamente para dar às suas aplicações novas capacidades sem alterar os sistemas.
O Visual Data Pump também torna fácil para os desenvolvedores começarem a explorar seus dados DataFlex em um ambiente SQL Server, e ajuda a preparar suas aplicações para migração da base de dados DataFlex embedded para um banco SQL.
O Visual Data Pump está disponível para testes através de uma licença de avaliação. As limitações são que o software irá rodar por 60 dias apenas, e que irá extrair dados das 10 primeiras tabelas no seu filelist. Note que o Visual Data Pump é uma extrator de dados de "uma via"; os dados na base de dados SQL serão atualizados nas sessões pré-agendadas, conforme sua necessidade.
Para saber mais e fazer download do Visual Data Pump, visite www.VisualDataPump.com.
O Visual DataFlex 2012/17.0 Beta 2 acaba de ser lançado e disponibilizado para testes.
Foram realizadas diversas alterações no coração do produto. Sabemos que os desenvolvedores utilizam os Data Dictionaries extensamente e de muitas maneiras diferentes e criativas; não podemos prever todas essas formas de uso, então nossa maior preocupação é que você tenha seus sistemas funcionando nesta nova versão da mesma forma como funcionam na sua versão atual.
Por isso precisamos dos seus testes e feedback. Você pode nos ajudar no processo de desenvolvimento, baixando a ferramenta para testes e participando do fórum Visual DataFlex 2012 Testing!
A versão Beta 2 contém o novo Workspace Dashboard e mudanças de fontes conforme mostrado numa série webinar recente. Se você não viu estas duas grandes novas features da versão 17.0, assista o vídeo (disponível no site 4developers) e leia a documentação na seção "What's New" do help.
Conheça as novidades do VDF 17.0 - parte 1 e
Conheça as novidades do VDF 17.0 - parte 2 (Português e Espanhol):
Você pode fazer download do último build em ftp.dataaccess.com/pub/products/vdf/software/testing. Participe e dê seu feedback.
No último dia 28 de fevereiro, a Data Access Latin America realizou mais uma sessão webinar, a segunda e última sobre a série de ELECTOS, sob o título "Criando websites no Electos".
O vídeo desta sessão estará disponível para download em breve, e você poderá baixá-lo, bem como os vídeos de outros webinars, diretamente no site 4developers, seção Vídeos. Basta cadastrar-se gratuitamente no site, obtendo acesso a estas e a outras informações públicas.
No dia 29 de março, às 9h (sessão em Português) e as 11h (sessão em Espanhol), promoveremos uma sessão nova, sobre o novo gerador de relatórios da Data Access Worldwide, Visual Report Writer.
Sob o tema "Novidades do Visual Report Writer 2012", esta sessão abordará a versão em atual fase de desenvolvimento e com lançamento próximo.
As salas já estão reservadas e você já pode fazer sua inscrição! Basta acessar um dos links a seguir:
Abaixo, segue a lista dos itens cadastrados e atualizados no mês de fevereiro:
| ENTRADAS NOVAS | ||||
|---|---|---|---|---|
| Código | Tipo | Data | Título | |
| 454 | Função | 27/02 | Seq_New_Channel | |
| ENTRADAS ATUALIZADAS | ||||
|---|---|---|---|---|
| Código | Tipo | Data | Título | |
| 350 | Comando | 27/02 | Output | |
| 338 | Comando | 27/02 | Direct_Output (continuação - parte 3) | |
| 337 | Comando | 27/02 | Direct_Input (continuação - parte 3) | |
| 336 | Comando | 27/02 | Append_Output (continuação) | |
| 330 | Comando | 27/02 | Read_Block | |
| 327 | Comando | 27/02 | Read | |
| 307 | Comando | 27/02 | Print_Wrap | |
| 295 | Comando | 27/02 | Readln (continuação) | |
| 288 | Comando | 27/02 | Read_Hex | |
| 168 | Comando | 27/02 | Get_Current_Output_Channel | |
| 60 | Comando | 27/02 | Get_Channel_Position | |
| 59 | Comando | 27/02 | Set_Channel_Position | |
| 47 | Comando | 27/02 | Close_Output | |
| 46 | Comando | 27/02 | Close_Input | |
| 33 | Comando | 27/02 | Writeln | |
| 32 | Comando | 27/02 | Write_Hex | |
| 31 | Comando | 27/02 | Write | |
Todos sabemos que a cada nova versão do Visual DataFlex, novos recursos e melhorias são implementadas visando aprimorar cada vez mais o produto.
A possibilidade de fácil migração que o VDF nos proporciona é algo realmente fantástico e que nos acompanha desde os primórdios até os dias atuais.
Podemos ter a sorte grande e, durante a migração de versão, não surgir a necessidade de alteração de código-fonte. Por outro lado, podemos também encontrar dificuldades na migração, principalmente se a diferença de versão for muito grande - como migrar uma aplicação da versão 6 para a 16, por exemplo.
Entretanto, cada caso é um caso. Via de regra as migrações são bem tranquilas e contamos com diversos artigos específicos no site 4developers para nos ajudar e tornar esse trabalho ainda mais fácil.
Esse artigo vem exatamente para isso, auxiliar o desenvolvedor na migração de aplicações; mais precisamente da versão 16.0 para a 16.1.
Se a diferença é tão pouca, com o que devemos nos preocupar? A principal questão são as novas classes de grid. Por se tratar de classes em fase de maturação, muitos de seus comportamentos podem sofrer alteração ao longo do tempo.
Abaixo veremos duas listas de itens a serem analisados na migração: a primeira com alterações em métodos já existentes e a segunda com recursos novos e importantes para otimizar sua programação.
Costumamos utilizar o método DestroyColumnObjects para destruir todas as colunas de um objeto grid com colunas dinâmicas.
Como descrito anteriormente no artigo 560 da revista do site 4developers, dependendo da localização do foco no momento da chamada desse método, o VDF pode se perder com prioridades de foco e objetos já destruídos recebendo mensagens.
Na versão 16.1, o método recebeu uma alteração onde esse problema é corrigido pela chamada do método NewColumn antes de excluir todas as colunas existentes na grid.
Na versão 16.0, o método SetSelectedRow possuía apenas um parâmetro numérico para informamos qual era a linha que estava atualmente selecionada.
Na versão seguinte o método recebeu um novo parâmetro booleano para informar se a linha informada está ou não selecionada, assim possibilitando selecionar e desmarcar uma determinada linha via programação.
Entretanto, na migração isso pode ocasionar o erro de falta de parâmetro, uma vez que na versão anterior o método era chamado apenas com um ao invés de dois.
O erro é o seguinte:

Outra alteração que pode ocasionar um erro é o preenchimento de valores em grids regulares.
No preenchimento, utilizamos um array do tipo tDataSourceRow - parâmetro do método InitializeData. Na versão 16.0, colunas que não possuíssem valores iniciais poderiam ser simplesmente ignoradas no preenchimento desse array - sequer movíamos valor para o índice respectivo daquela coluna.
Com a atualização na versão 16.1, esse preenchimento se tornou obrigatório. O erro, entretanto, só é visualizado quando tentamos entrar com algum valor naquela coluna que foi ignorada no momento de preenchimento inicial:

Sequência de eventos na edição de uma coluna (OnEditChanging -> OnSelectedRowDataChanged -> OnEndEdit - não tinha esse último).
Inicialmente, ao efetuarmos uma alteração em uma determinada linha de uma coluna, os eventos OnEditChanging e OnSelectedRowDataChanged - nessa ordem - eram disparados.
Na atualização da versão 16.1, foi criado o evento OnEndEdit, a fim de disponibilizar um controle maior sobre os valores entrados na coluna - esse chamado após o evento OnSelectedRowDataChanged.
Na versão 16.0, para selecionarmos mais de uma linha em uma grid da classe cCjGrid, deveríamos enviar N vezes o método SetSelectedRow para a mesma.
Em sua atualização, o método SetIndexesForSelectedRows pode ser utilizado para o mesmo fim. Porém, chamado apenas uma vez com um parâmetro do tipo array de números inteiros representando os índices das linhas a serem selecionadas.
Com a mesma finalidade de facilitar a vida do desenvolvedor do método SetIndexesForSelectedRows, o método SetSelectedRowsAll permite selecionar (ou desmarcar) todas as linhas de um objeto grid da classe cCjGrid.
Outro método prático é o ReInitializeData. Muito similar ao InitializeData, o método permite recarregar novamente todos os dados de uma grid, porém, possibilitando a conservação da seleção de linhas que o objeto atualmente possui.
Dessa maneira, conseguimos atualizar os dados, ou até mesmo realizar uma alteração de grande porte mantendo a seleção que o usuário já havia feito anteriormente.
Participe do curso oficial de certificação no TECDAW - Technical Education Center Data Access Worldwide - e seja um profissional certificado!
Objetivo:
Capacitar o aluno que não conhece o Visual DataFlex, e/ou que já conheça o DataFlex Character, a utilizar o produto para desenvolvimento de aplicações Windows de pouca e média complexidade, fornecendo a base necessária para que o aluno possa evoluir por conta própria na utilização do produto para criação de aplicações altamente complexas.
Pré-requisitos:
O aluno interessado em assistir este curso deve ter conhecimentos prévios em algoritmo, lógica de programação, modelagem e base de dados. Também é desejável, mas não obrigatório, conhecimentos em programação orientada a objetos (OOP).
Carga horária:
35 horas de duração (uma semana), das 09 às 17 horas.
1. Visão geral do Visual DataFlex
2. Visão geral da linguagem DataFlex
3. Visão geral dos principais utilitários para desenvolvimento de aplicações Windows
4. Desenvolvimento de uma aplicação simples
5. Desenvolvimento de uma aplicação completa
Veja a programação completa em www.dataaccess.com.br/Emails/vdf_cursoWindows.html.

Inscreva-se nos cursos de certificação oferecidos pelo TECDAW! Utilizando material REVISADO, totalmente em português, desenvolvido por técnicos e especialistas, os cursos abrangem as ferramentas de forma clara e objetiva, com recursos áudio-visuais e exemplos práticos para um aprendizado eficiente.
Preço promocional e pagamento facilitado. CONSULTE-NOS!
Telefone (11) 3262-2000 - ramal 216 | tecdab@dataaccess.com.br.
INVISTA EM VOCÊ. INVISTA NO SEU FUTURO.
Seja um profissional certificado TECDAW!
A European DataFlex Users Conference (EDUC) 2012 será realizada em Baiona, Spain, durante os dias 31 de maio e 1º de julho, com dois dias de treinamento pré-conferência em 29 e 30 de maio.
O ponto de encontro será o El Parador de Baiona, que o organizador da conferência Pepe Guimarães da empresa Moose Software descreve como “um magnífico prédio dentro de uma fortaleza em uma península com excelente visão 360º, um lugar onde a realeza espanhola fica quando vem para regatas ou qualquer outro evento, ou onde Franco ficou quando visitou esta parte da Espanha, ou onde ministros europeus se reúnem quando Vigo realiza The World Fishing Exhibition, ou... Você verá quando estiver lá!”
| 29 de maio | ||
|---|---|---|
| Tema | Período | Tutor |
| Visual DataFlex 17.0 – What's New & How to use? | manhã | Vincent Oorsprong |
| Understanding Data Dictionaries | tarde | Vincent Oorsprong |
| How to Electofy | dia todo | Roel Schijf e Harm Wibier |
| 30 de maio | ||
|---|---|---|
| Tema | Período | Tutor |
| Visual DataFlex 17.0 – What's New & How to use? | manhã | Vincent Oorsprong |
| SEO Workshop | tarde | Roel Schijf |
| Applied SQL – Learning by Example Applied SQL | dia todo | Eddy Kleinjan |
AGENDA DE APRESENTAÇÕESPara saber sobre os temas e palestrantes, bem como preços e outras informações, acesse o site oficial do evento: http://www.educconference.com.
A Scandinavian DataFlex Users Conference (SCANDUC) 2012 será realizada entre os meses de outubro e novembro de 2012 (a confirmar). Fique ligado no site oficial do evento em www.SCANDUC.com para mais informações.
Durante a última sessão webinar realizada no dia 28 de fevereiro, foi realizado o pré-lançamento da DAB Design, braço criativo da Data Access Latin America que agora passa a oferecer serviços de criação e desenvolvimento de comunicação para clientes e parceiros de negócios.
Ainda que em fase de implantação, a DAB Design já traz na bagagem 12 anos de experiência em comunicação atendendo demandas da própria DALA e de alguns parceiros e clientes, como forma de fomentar o crescimento de produtos e serviços DataFlex.
São três áreas de atuação. Conheça-as a seguir e o que cada uma oferece:

Para saber mais sobre o que a DAB Design pode fazer por você ou sua empresa, ligue (55 11) 3262-2000, ou escreva para contato@dabdesign.com.br.
Escolha abaixo um idioma para o qual deseja traduzir esta página:
Serviço gratuito oferecido pela Google, Inc. Não nos responsabilizamos por problemas de tradução ou pela eventual falha do serviço.
Av. Paulista, 1776 - 21º andar - CEP 01310-921 - São Paulo - SP
Tel: (55 11) 3262-2000 | Fax: (55 11) 3284-1579
www.DataAccess.com.br | www.4developers.com.br |
www.VisualDataFlex.com | www.Electos.com
©Copyright 2012, Data Access Corporation. ® Todos os direitos reservados.
As informações deste veículo foram produzidas conjuntamente pelos departamentos de Marketing e Suporte Técnico da Data Access América Latina.