Não encontrou o que procurava? Dê uma olhada nessas páginas!

Notícias

Anúncio: DataFlex 64-bits Unicode

10 de Novembro de 2017

A Data Access Worldwide está consistentemente focada em manter o DataFlex uma plataforma de desenvolvimento de aplicações estável, confiável e de alta produtividade. Nós aprimoramos o DataFlex de forma a manter os investimentos dos desenvolvedores em suas aplicações através da continuidade entre as versões dos nossos produtos.

Adicionamente à introdução de novos recursos e funcionalidades para os desenvolvedores, nós também devemos aprimorar a plataforma para que esta faça uso de outras tecnologias amplamente difundidas e padrões da indústria. Nós estamos felizes em anunciar duas importante iniciativas de melhorias na plataforma que estão atuamente em andamento:

  • DataFlex 64-bits
  • DataFlex Unicode

Embora Unicode e 64-bits sejam implementações de diferentes tecnologias, estes dois projetos estão sendo cuidadosamente coordenados com a intenção de que eles confluam e sejam entregues na mesma nova versão do DataFlex. Mais detalhes técnicos e datas de lançamento serão publicados no futuro.

Background: DataFlex 64-bits

Todas as versões atuais do Microsoft Windows são 64-bits - o Windows 10 para desktops e tablets e todas as versões do Microsoft Windows Server. Resumindo, 64-bits é a especificação atual e futura para sistemas operacionais e a Data Access Worldwide está no processo de construção de uma versão do DataFlex para eles.

Os sistemas Windows 64-bits podem rodar aplicações 32 e 64-bits. Embora algumas aplicações hoje em dia permitam que você escolha entre versões 32 e 64-bits, muitas outras, como o Microsoft Visual Studio 2017 e o DataFlex, estão disponíveis apenas em 32-bits. Para fazer uso das especificações 64-bits e poder criar aplicações compatíveis com 32-bits a partir do mesmo código-fonte, o DataFlex 64-bits permitirá aos desenvolvedores construir e distribuir tanto aplicações 32-bits quando 64-bits. Isto dará o máximo de flexibilidade para aplicações e clientes que ficarem em ambientes 32-bits e um caminho suave para o futuro, quando 64-bits for necessário.

DataFlex 64-bits – status do projeto…

  • O projeto DataFlex 64-bits foi iniciado no fim de 2016
  • Novos recursos dedicados foram atribuídos
  • A implementação está caminhando. Diversos módulos já estão convertidos para 64-bits, porém este ainda é um trabalho em progresso
  • As alterações internas de 32-para-64-bits são muitas. Muitos testes são necessários

Background: DataFlex Unicode

"Unicode é um padrão de indústria para a padronização da codificação, representação e manipulação de texto expresso na maioria dos sistemas de escrita do mundo" (Wikipedia). Ele incorpora um total de 136.755 caracteres que representam todas as 139 linguagens escritas do mundo. Em resumo, Unicode é um padrão para dados de texto.

Um DatFlex Unicode trará...

  • O símbolo do Euro symbol (€) e todos os outros símbolos monetários
  • Habilidade de usar, manipular e armazenar dados Unicode de 139 linguagens suportadas sem a necessidade de considerar tipos de caracteres OEM ou ANSI ou páginas de código
  • Habilidade de manipular dados de múltiplos idiomas em uma única aplicação
    • Exemplo: uma aplicação de e-commerce alemã que pode aceitar nomes e endereços em Alemão, Italiano, Sueco e Russo.

DataFlex Unicode - status do projeto...

  • O projeto foi iniciado na metade de 2017
  • Novos recursos dedicados foram atribuídos
  • O desenho e planejamento do projeto está em andamento, porém este ainda é um trabalho em progresso

Objetivos para o produto DataFlex 64-bits Unicode

  • Poder desenvolver e distribuir aplicações 32 e 64-bits com o mesmo código-fonte
  • No seu ponto central, ser um produto totalmente Unicode
  • Minimizar as alterações nos códigos dos desenvolvedores para utilizar o DataFlex 64-bits Unicode
  • Reconhecendo que 64-bits e Unicode irão requerer alguma mudança de código, identificar as mudanças necessárias e fornecer aos desenvolvedores os caminhos possíveis e suportar uma fácil migração das aplicações
  • Permitir aos desenvolvedores adotar as novas versões quando eles estiverem prontos; não forçar mudanças até que os desenvolvedores e seus clientes estejam prontos

Nós os manteremos atualizados sobre o progresso dessas iniciativas e estamos ansiosos em entregar as novidades assim que elas estiverem de acordo com os padrões de desempenho, confiabilidade e estabilidade que são esperados de todos os produtos DataFlex.