O DataFlex Reports fornece todas as ferramentas necessárias para criar uma grande variedade de relatórios, listas, etiquetas e gráficos com perfeição de pixels. A versão 2019 / 7.0 do DataFlex Reports já está disponível! O que esta nova versão traz para você, desenvolvedor de relatórios?
Os dois principais recursos fornecidos na versão 7 são:
Outras melhorias desta versão são:
Com a edição na pré-visualização é possível alterar objetos / campos no design do relatório, enquanto observa os resultados do relatório. Antes da versão 7, era preciso voltar para a página de design do projeto para movê-los ou redimensioná-los ou para alterar a formatação e, em seguida, permitir que a visualização ocorresse novamente para verificar quanto mais precisaria ser movido, redimensionado, etc.
Quando o relatório usa um ou mais pagelayers, a edição na visualização é ainda mais interessante, pois a visualização combina a saída das partes do relatório dinâmico com o pagelayer em uso. Isso torna o alinhamento, redimensionamento ou outra formatação muito mais fácil, pois o designer não mostra onde os objetos / campos estão em relação ao pagelayer.
A captura da tela abaixo, mostra o relatório de exemplo "Orders with Pagelayers.dr" (do exemplo Order Entry do DataFlex 19.1) no visualizador. O objeto número de telefone foi selecionado e a formatação pode ser alterada por meio do menu flutuante que foi exibido:
O locale refere-se às configurações regionais do Windows e contém opções de formatação para números, datas, moedas e valores de texto, como "March" ou "März", em vez de "Março".
Em algumas partes de um relatório, isso poderia ser alterado por não usar o locale do Windows para moeda e datas e criar uma máscara personalizada, mas partes como mês ou nome do dia não poderiam ser apresentadas em um idioma diferente daquele proveniente do locale atual do Windows.
Antes da versão 7, o relatório usava o locale definido pelo usuário / conta que estava executando o relatório - com a v7, isso pode ser alterado por relatório e até mesmo dinamicamente. Antes dessa grande mudança, podia-se ver um símbolo de moeda diferente ou um nome de mês diferente do seu colega. Isso é bom e lógico, pois segue as diretrizes do Windows, mas não é tão interessante quando, por exemplo, você tem uma configuração do Windows em português e deseja ver a formatação em inglês.
Todas as aplicações web do DataFlex são executadas na mesma conta de usuário (geralmente System) e, portanto, usam o mesmo locale, enquanto os usuários do aplicativo podem efetuar login de qualquer lugar do mundo e podem não entender porque o relatório usa uma formatação diferente da esperada pelo usuário corrente (por exemplo, DD-MM-AAAA em vez de MM/DD/AAAA). E o que dizer de "Woensdag", que é holandês para "quarta-feira" ...
Agora, pode-se selecionar um locale diferente por relatório nas opções do relatório. Pode ser selecionada uma opção do comboform com locales ou do resultado de uma função:
Para usá-lo por meio de uma função, é possível criar um parâmetro de relatório para o número do código do idioma a ser usado. Esse parâmetro pode ser alterado no nível de integração do relatório:
Na integração do relatório, o parâmetro pode ser definido como uma das constantes LANG_ * definidas em cDR.h.pkg:
Nas versões mais antigas do DataFlex Reports, pode-se usar o Sum (drDistinctCount... em colunas numéricas, mas não em outros tipos de coluna como data, texto, etc. Agora esta operação funciona na maioria dos tipos de colunas. Com exceção do tipo Memo, pois ele exigiria muita memória para fazer as comparações.
Faça download hoje mesmo da melhor e mais atual versão do DataFlex Reports! Observe que a versão 7 requer um novo código de registro.