O DataFlex Reports é uma ferramenta versátil e completa para entregar relatórios que darão suporte a operações corporativas. O seu mais recente lançamento, a versão 6, traz muitos novos recursos e correções de bugs. Como a lista de novidades é bastante grande, focaremos aqui apenas nos seus principais destaques...
Na versão 5 e anteriores era possível utilizar códigos de barras através de fontes gratuitas ou pagas. Embora essa solução funcione bem para a visualização ou impressão de relatórios, o Windows 10 não permite que fontes de código de barras sejam incluídas nos arquivos PDF gerados. Para prover funcionalidade total com PDF no Windows, o DataFlex Reports v6 vem agora com suporte nativo a mais de 70 tipos de códigos de barras, incluindo QR Codes. Internamente, o código de barras é uma imagem, portanto ele funciona bem ao pré-visualizar, imprimir ou exportar o relatório para PDF ou outros formatos.
Para fazer uso de códigos de barras, simplesmente clique com o botão direito do mouse em um objeto que contém a informação que precisa ser apresentada como código de barras e selecione a opção Barcode no menu de contexto:
Então abra as propriedades do campo e clique na aba Barcode. Lá selecione o tipo de código de barras que deseja utilizar e configure a altura. A altura dirá quão alto o código de barra precisa ser e será utilizada para redimensionar a imagem dentro do container do objeto:
As funções integradas do DataFlex Reports foram estendidas para incluir uma função SQL(). Qualquer comando SQL pode ser colocado dentro dos parênteses, desde que ela possa ser executada no mesmo contexto da fonte de dados do relatório (geralmente isso significa o mesmo banco de dados). Obter a descrição de um código numa tabela de validação seria um perfeito exemplo de uso desta função SQL().
return SQL(select [Description] from [codemast] where [code]=+{Orderhea.Ship_Via}+ and [type]=SHIPPING)
Dica: Teste o comando SQL primeiro na ferramenta nativa do banco de dados; no caso do Microsoft SQL, esta seria o ambiente do SQL Management Studio.
A linguagem utilizada para as funções dentro do DataFlex Reports é uma linguagem VB-like, isto é, ela segue a sintaxe do Visual Basic, mas não é igual ao Visual Basic. A versão 6 vem com uma melhoria na linguagem na forma do comando Select Case. No passado, obter o resultado desejado em uma função poderia exigir uma longa lista de comandos IF. O novo Select Case torna essa tarefa mais fácil, comparável ao que foi adicionado há bastante tempo no ambiente de desenvolvimento DataFlex Windows. Observe e compare as duas imagens a seguir e veja porque o Select Case é mais fácil de entender e manter do que os comandos IF:
A versão 6 traz um compilador de função JIT (Just-In-Time). A execução de funções na versão 6 tornou-se muito mais rápida que as funções interpretadas das versões anteriores porque as funções que são executadas repetidamente agora são compiladas apenas uma vez, sendo então apenas executadas sem a necessidade de repetitivas interpretações. A melhoria é perceptível especialmente em relatórios que contêm uma grande quantidade de funções de formatação. Testes de desempenho mostraram uma melhoria de mais de 10 vezes se comparada com as versões anteriores do produto.
Quando definimos colunas para uma tabela RDS, não é mais necessário (e nem possível) especificar o tamanho de uma coluna binária ou memo. Nas versões anteriores, era necessário imaginar a quantidade de memória necessária para estas colunas; agora tudo é dinâmico, permitindo que grandes volumes de dados sejam passados de um programa DataFlex para um relatório do DataFlex Reports. Como um exemplo, imagine enviar o conteúdo de uma imagem que foi lida de um arquivo em disco ou criada utilizando a biblioteca DataFlex Graphics. Com o DataFlex Reports 6, o tamanho para esta coluna não precisa ser especificado.
Objetos em uma seção do relatório podem agora ser fixados, o que significa que eles manterão a mesma distância do topo ou da parte inferior da seção, ou ser redimensionado quando a seção cresce durante o desenvolvimento do relatório. A imagem a seguir demonstra a situação antes de a seção ter a sua altura aumentada:
Já a imagem abaixo mostra como ficou após o redimensionamento da seção:
Uma pequena melhoria na biblioteca de integração é a exibição de um GIF animado durante o carregamento dos dados do relatório e formação das suas páginas. Utilize-o como uma alternativa à exibição das informações de progresso no painel de status. O GIF não mostra ao usuário o progresso exato do processo, porém é uma solução amigável para evitar que o usuário feche a aplicação durante a espera. Como exemplo, nosso departamento de criação gerou alguns arquivos GIF animados com o logo do DataFlex Reports que são distribuídos com a biblioteca de integração:
Nas versões anteriores do DataFlex Reports, quando integrávamos relatórios a uma aplicação DataFlex, os desenvolvedores poderiam escolher entre 4 opções: Embedded, MDI, ModalPanel e ToolPanel. A versão 6 adiciona outra opção chamada DesktopView. Funcionalmente, a opção DesktopView é uma mistura entre ModalPanel e ToolPanel, na qual a janela de saída cria um novo ícone na barra de tarefas do Windows:
Quando utilizar a versão 6 com o DataFlex 19.0, você poderá escolher utilizar workspaces com abas ou tabbed workspaces (mais informações sobre esse assunto podem ser encontradas na documentação do DataFlex). Quando workspaces com abas forem selecionadas, a classe de integração do DataFlex Reports que cria uma view MDI automaticamente adapta-se ao conceito de workspace com abas sem a necessidade de qualquer intervenção por parte do desenvolvedor. Estas alterações de classe são válidas apenas para o DataFlex 19 ou superior.
Toda a funcionalidade dessa classe (introduzida na versão 5) foi adicionada à classe principal (cDRReport), onde os métodos e propriedades específicas para a web são escondidas nas aplicações Windows e vice-versa.
Nas versões anteriores do DataFlex Reports a documentação era fornecida em dois formatos: arquivos PDF e CHM. Isso foi substituído por um arquivo de ajuda mais completo e melhor. Adicionalmente, o arquivo de ajuda pode ser acessado através do DataFlex Studio. Por exemplo, aponte para um objeto da classe cDRReport e pressione F1 para ler a documentação sobre a classe.
A lista que apresentamos aqui mostra apenas os destaques do DataFlex Reports 6. Há diversas outras valiosas novidades que foram adicionadas a esta nova versão do produto. Faça já o download do DataFlex Reports e veja com seus próprios olhos!