Não encontrou o que procurava? Dê uma olhada nessas páginas!

Blog

Convertendo para SQL - Uma receita para desenvolvedores DataFlex

14 de Julho de 2020
Por Dennis Piccioni, engenheiro de software

Há anos, a Data Access Worldwide incentiva os desenvolvedores, que ainda usam o banco de dados DataFlex, à converterem para um banco de dados SQL.

Por quê? Simplesmente, para tirar proveito dos enormes benefícios que esses sistemas de ponta oferecem.
Portanto, se você ainda estiver usando o banco de dados embedded, veja uma receita simples de seguir para começar a converter para o Microsoft SQL Server, hoje!

Este blog o levará ao ponto em que sua aplicação estará sendo executada com o SQL Server em sua máquina de desenvolvimento para iniciar sua familiarização com o DataFlex e SQL. Vamos começar...

  • Migre sua aplicação para o DataFlex 19.1
    Se você ainda não usa o SQL Server com o DataFlex, recomendamos o uso do DataFlex 19 ou superior, que inclui conexões gerenciadas, um recurso que simplifica a criação e o gerenciamento de conexões com bancos de dados no Studio e outras ferramentas, assim como a sua aplicação. 

A migração para o DataFlex 19.1 também permitirá que você aproveite as novas ferramentas, incluindo avisos do compilador, para ajudá-lo na limpeza do código. Acesse o Help do DataFlex para obter mais informações sobre a limpeza de linguagem e código.

- Faça o download do DataFlex 19.1.
 

  • Converta o exemplo Order Entry para SQL Server
    • Abra a workspace de exemplo Order Entry no DataFlex Studio 19.1
       
    • Crie um ID de conexão
      • Selecionar o Database menu > SQL Connection Manager > Adicionar para Criar um ID de Conexão
         
      • Use um único e sinificativo ID de conexão, tal como Order191.
         
      • Se você instalou o SQL Server Express ou Developer no seu PC de desenvolvimento local, “(local)” deve funcionar para acessar essa instância do SQL Server. Caso contrário, abra o SQL Server Management Studio (SSMS) para conectar-se à instância do SQL Server que você deseja usar e copie o nome da instância a partir daí.
         
      • Marque ’Usar autenticação do Windows’. Isso geralmente é usado durante o desenvolvimento.
         
      • Clique no botão ’Criar banco de dados ...’ e insira um nome para o banco de dados. Sugiro usar o mesmo nome que o seu ID de conexão, é uma maneira fácil de lembrar para que serve esse banco de dados.
         
      • Clique no botão ’Testar conexão’ para garantir que tudo funcione. Nesse caso, clique em OK para fechar a caixa de diálogo.
         
      • Quando voltar ao ’SQL Connection Manager’, clique em Salvar para salvar o ID de conexão.
         
    • Converter tabelas em SQL Server
      • Selecione o Database menu > Assistente de Conversão SQL > converter todas as tabelas em SQL Server
        Este assistente o guiará nas etapas de conversão das tabelas de banco de dados embedded em seu banco de dados SQL Server recém-criado. Em caso de dúvida, use as configurações padrões do assistente.
        As instruções a seguir são para esclarecer perguntas comuns de desenvolvedores que são novos no SQL Server e em nosso assistente de conversão:
         
      • Converta tabelas recnum em tabelas padrões, a menos que sua aplicação tenha código legado que dependa do suporte Recnum (por exemplo, relacionamentos Recnum).
         
      • A seleção de ’Excluir tabela original após a conversão da tabela concluída com êxito’ exclui os arquivos de tabela do DataFlex (* .dat, etc.). Se você deixar essa opção desmarcada (que recomendamos até ter certeza de que a conversão foi bem-sucedida), esses arquivos permanecerão e você poderá voltar a usá-los simplesmente removendo o prefixo "MSSQLDRV:" das entradas da lista de arquivos das tabelas - você pode remover o prefixo usando a opção Database > Remover identificação de banco de dados no Database Builder.
         
      • Deixe o campo owner em branco. Ao usar o SQL Server, o padrão terá prefixo "dbo.", o padrão do SQL Server.
         
    • Depois que o assistente é concluído, as tabelas nesta workspace são convertidas para o SQL Server. Você pode usar as ferramentas DataFlex ou até o SSMS para visualizar e editar os dados.
    • Em seguida, você pode usar as mesmas etapas para migrar sua própria aplicação / workspace para o SQL Server. Certifique-se de ter um backup completo da sua workspace e dados antes de iniciar qualquer migração ou conversão de dados.

 

Ferramentas Adicionais

  • O SQL Server Management Studio (SSMS) não é um requisito, mas é altamente recomendável instalá-lo, pelo menos, no seu PC de desenvolvimento. O SSMS é uma ferramenta poderosa que permite o gerenciamento visual de instâncias e bancos de dados do SQL Server. Se você usar o SQL Server, familiarize-se com a funcionalidade básica do SSMS.
     

Download do SQL Server Management Studio (SSMS) - esta página também possui a documentação do SSMS.
 

  • Existem vários bancos de dados de exemplo do SQL Server disponíveis online; nenhum exemplo é instalado por padrão com o SQL Server. Chinook é um bom exemplo de banco de dados com o qual muitos desenvolvedores estão familiarizados. Usar bancos de dados de exemplo é uma ótima maneira de aprender e testar os recursos do SQL Server sem precisar se preocupar em danificar seus próprios dados.
     

Faça o download do Chinook banco de dados de exemplo do SQL Server - este é um script SQL que você pode executar no SSMS para criar o banco de dados no SQL Server.