Uma grande instituição de serviços financeiros na região da Australásia investiu significativamente em tecnologia DataFlex para desenvolver Web Service para as suas principais aplicações dentro do seu ramo de negócios. Esses DataFlex Web Services são consumidos por um número cada vez maior de aplicações (atualmente cerca de 20) por meio de seu barramento corporativo de serviço (EBS) que oferece suporte 24/7 aos seus usuários internos e clientes. Algumas chamadas Web Service são acionadas automaticamente (serviço a serviço), enquanto outras são originadas de usuários em seus escritórios em todo o mundo (Austrália, Índia, África do Sul).
Dado o tamanho da empresa e a natureza de seus negócios, o tempo de inatividade das aplicações baseadas em Web Service deve ser estritamente limitado a situações inevitáveis. A empresa adotou uma disciplina de entrega contínua, resultando em cerca de dois releases por semana e estabeleceu que a implantação de novas versões NÃO é uma razão aceitável para o tempo de inatividade. A alta disponibilidade é o seu objetivo e a empresa decidiu fazer investimentos adequados para realizá-lo.
Depois de pesquisar e implementar várias soluções de balanceamento de carga e failover do servidor para evitar interrupções de serviço, foi estabelecido que o DataFlex WebApp SPLF Server não é apenas a solução de gerenciamento de balanceamento de carga, fail-over e release mais econômica, ele é também o mais adequado para esse propósito. O software de balanceamento de carga geralmente requer que os especialistas configurem, monitorem e mantenham o funcionamento adequado. O poder do DataFlex SPLF Server está na sua eficácia e simplicidade.
Veja como o DataFlex SPLF Server é usado para oferecer suporte à entrega contínua de software e evitar tempo de inatividade que afetaria os usuários da aplicação.
O ambiente da empresa consiste em um DataFlex WebApp SPLF "master" e vários servidores SPLF "escravos" que realmente processam o Web Service. Operacionalmente, releases semanais de software são realizados usando uma ferramenta de gerenciamento de versões: Octopus Deploy. Os desenvolvedores de aplicações Web são responsáveis por empacotar a versão e, usando o Octopus, implementá-la nos ambientes de pré-produção. A equipe de controle de produção é responsável por acionar o release em produção usando o script de release carregado no software Octopus.
Para executar a atualização, o script de release normalmente desativaria a aplicação Web Service a ser atualizada, o que, sem hospedagem especial, resultaria em tempo de inatividade. Usando o DataFlex SPLF Server, o tempo de inatividade é completamente evitado usando o seguinte cenário:
Desnecessário dizer que o cliente está extremamente satisfeito com a combinação de aplicações Web Service e a solução DataFlex WebApp SPLF Server que atende às metas de atualização de software e prevenção de inatividade com benefícios adicionais de segurança, desempenho, balanceamento de carga e failover como um plus.